afeição
a.fei.ção
substantivo feminino
1.
sentimento de apego e ternura, afeto
2.
amizade
3.
simpatia
4.
inclinação
ORIGEM DA PALAVRA|do latim affectiōne-, «afeição»
VEJA TAMBÉM
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
- A superproteção, que muitas vezes pode nascer do carinho e da afeição pelos filhos, acaba se mostrando prejudicial e até mesmo uma forma de desamor.
- As complicações começam quando Dusty, o descontraído e aproveitador pai verdadeiro, aparece, forçando-o a competir pela afeição das crianças.
- Coisa de quem tem afeição por leitura, é seduzido até pelo cheiro.
- Com ela, partia o aconchego, a brandura e a afeição.
- De volta à sua casa depois de ter um ataque cardíaco, desenvolve uma inexplicável afeição pelos novos vizinhos, uma família que acabou de se mudar para a casa da frente.
- Elas defendem que mesmo numa avalanche de calúnias haverá alguém para antepor a vulnerabilidade à desconfiança, a inocência ao ceticismo, a fé ao cinismo e a afeição à hostilidade.
- Escarra na boca que te beija: o narrador machadiano faz com que tal afeição tenha a dupla (e dúbia) função de enternecer o coração dos pais ao mesmo tempo em que torna ainda mais árdua a via crucis do filho rumo à Roda dos Enjeitados.
- Fiquei a matutar sobre o porquê de termos tanta afeição pelo inditoso termo?
- Importa ter familiaridade, ter afeição: é ver um rosto ao longo do dia, no elevador, no café ou num jogo de futebol e me colocar disponível para compartilhar algo com essa pessoa.
- Já lhe tive afeição (na versão Narrow, uma estroinice, reconheço), como já me enrabichei por outros espécimes sem serifa (destaque para Trebuchet e Optima), que ainda considero ideais para anotações e rascunhos.
- Muitos tratam o pet como integrante da própria família, tão grande a afeição que têm por ele.
- Quando vejo o trabalho de Cézanne em outros gêneros, também observo isso – como as maçãs em suas naturezas mortas, as montanhas nas suas paisagens, eu vejo geometria, mas também afeição.
- Susana percebe a afeição de Julieta por Aurélio.