atribuição
a.tri.bu.i.ção
substantivo feminino
1.
ato ou efeito de atribuir
2.
prerrogativa; direito; competência
3.
plural jurisdição de uma autoridade; poderes
ORIGEM DA PALAVRA|do latim attributiōne-, «atribuição»
VEJA TAMBÉM
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
- A ação do verdadeiro juiz há de corporificar o interesse exclusivo de fazer justiça, com o escrúpulo ínsito à sua particular atribuição.
- As chamadas administradoras de benefício têm como atribuição fechar o contrato entre o beneficiário e a operadora, emitir boletos e negociar reajustes, entre outras.
- Atentem: estes candidatos estão simplesmente delegando uma atribuição que é exclusiva do governo.
- É conhecida a dificuldade da Corte Suprema para se desincumbir, em tempo aceitável, desta atribuição que lhe é dada pela Constituição.
- Eles querem agora legalizar o aborto. Não é atribuição deles e ponto final.
- Em relação ao fechamento de ruas e som automotivo, somente os órgãos de segurança pública podem intervir e tem esta atribuição.
- Há de confiar no discernimento da Suprema Corte, que se utilizará com parcimônia da atribuição sumular.
- Não é atribuição deles e ponto final.
- No Twitter, os internautas contestaram (e alguns se divertiram) com a nova atribuição do termo.
- Os antigos gregos desprezavam o trabalho (atribuição exclusiva dos escravos) e gastavam seu tempo com exercícios físicos, jogos de inteligência e o que chamavam de ataraxia: a vida contemplativa.
- Outra atribuição é oferecer assistência à empresa na integração desse trabalhador, apoiando na preparação do ambiente de trabalho, na gestão e retenção do contratado.
- Sustenta que a Constituição de 1988 manteve a atribuição da competência legislativa da União para tratar de normas gerais que estabeleçam a fixação de emolumentos relativos aos atos praticados pelos serviços notariais e de registro (artigo 236, parágrafo 2º).
- Vendo exagero dos colegas na atribuição das sanções, o ministro deslizou, ainda que com mais graciosidade, pela mesma encosta perigosa.