báculo

bá.cu.lo
substantivo masculino
1.
bordão alto, geralmente com a extremidade superior em arco, usado em cerimônias litúrgicas pelos bispos e por alguns abades conventuais, como sinal de sua jurisdição
2.
cajado; bastão
3.
figurado amparo
4.
ZOOLOGIA osso que os machos de alguns grupos de mamíferos (canídeos, felídeos, mustelídeos etc.) apresentam no interior do pênis
ORIGEM DA PALAVRA|Do latim bacŭlu-, «bastão»
Exemplos complementares
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
Exemplos complementares - up
  • Conhecido como báculo, o osso do órgão sexual masculino aparece em mamíferos e primatas de todo o mundo, mas varia muito em comprimento.
  • Precedente era o que não faltava: pouco tempo antes, sob o báculo conservador de Bento 16, a Santa Sé nos comunicara, sem mais aquela, que o Limbo, até então destino das alminhas das crianças mortas sem batismo, era pura ficção.
  • Qual foi a razão para ter evitado, no aeroporto, algumas palavras de conforto aos que foram impedidos de chegar às cercanias de seu báculo?
As frases de exemplo refletem o uso da palavra pesquisada e foram selecionadas automaticamente a partir de diferentes fontes online. O conteúdo das frases não é controlado nem representa a opinião do meudicionario.org ou dos seus editores.

Palavras começadas por