bugio
bu.gi.o
substantivo masculino
1.
ZOOLOGIA designação comum, extensiva aos macacos do gênero Alouatta, da família dos Cebídeos, nativos das florestas americanas, que se alimentam de folhas e frutos e se destacam pela pelagem densa, sobretudo na zona do maxilar inferior, cauda preênsil, e pelas vocalizações características, de timbre grave; barbado, guariba
2.
ZOOLOGIA designação comum, extensiva a qualquer espécie de primata; macaco, símio
ORIGEM DA PALAVRA|de Bugia, topônimo, cidade africana donde os macacos eram originários
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
- A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou o vírus da febre amarela como causador da morte de dois saguis e um bugio no mês de maio na cidade de São Paulo.
- Ao contrário da espécie bugio, os saguis nem sempre dão sinais de que foram infectados.
- Após ficar quase dois meses fechados por causa da morte de um macaco bugio com febre amarela, o Zoológico de São Paulo, o Zoo Safári e o Jardim Botânico foram reabertos para o público na manhã desta quinta-feira, 15.
- Imagina que um traficante pega um bugio, bota no carro, pega a marginal, chega no Zoológico, olha para um lado, olha para o outro e joga o animal pelo muro.
- No último dia 29, houve a confirmação, após análise do Instituto Adolfo Lutz, de um macaco bugio encontrado na mata do Núcleo Picinguaba no dia 24 de março estava com o vírus.
- O bugio, o gato-do-mato, a jaguatirica, o macuco, o gavião-pomba, o jacuguaçu e o bacurau-tesoura-grande vivem no local.
- Três dos macacos mortos, da espécie bugio, foram submetidos à necropsia na terça-feira, 14, e o médico veterinário do Centro de Zoonoses do município deu o diagnóstico de febre amarela.
- Um macaco-prego ou um bugio gostam mesmo é de coco babaçu ou de caroço de jerivá, ambos frutos de palmeiras nativas.
- Uma das principais espécies afetadas é o bugio, também chamado de barbado ou guariba, e que fica na copa das árvores.