cônjuge
côn.ju.ge
substantivo masculino
cada um dos esposos em relação ao outro
ORIGEM DA PALAVRA|do latim conjŭge-, «esposo; esposa»
VEJA TAMBÉM
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
- A exceção à incomunicabilidade de bens deve resultar da prova da sociedade de fato, ou seja, da prova de que o cônjuge ajudou com capital ou trabalho na aquisição de bens que ficam em nome do outro cônjuge.
- A separação judicial, por si só, basta para justificar a negativa de indenização securitária pelo falecimento de cônjuge, não sendo necessário aguardar o divórcio para a descaracterização do vínculo afetivo.
- Como mulher dele, posso asseverar que não há pessoa mais amorosa e voltada a seu cônjuge.
- E olha que tinha cônjuge que nascia com zero de aptidão para consertar coisas, mas, ainda assim, era função dele dar um jeito na resistência do chuveiro.
- É ressabido que em relação ao cônjuge supérstite, aquele que sobreviveu, não há transmissão.
- Há cerca de uma década, um trabalhador migrante poderia ter trabalhado três anos em uma fábrica e depois voltar para casa para encontrar um cônjuge ou se estabelecer perto de casa.
- Má ideia, na opinião de Enio, é deixar o cônjuge mais esquentado levar a melhor nas discussões.
- No caso de renda com prazo certo, renda vitalícia com prazo mínimo garantido, renda reversível para cônjuge ou beneficiários indicados, o pagamento será recebido conforme o contrato.
- O caso versava sobre direito à meação do cônjuge sobrevivente, casado pelo regime de separação obrigatória de bens.
- Se, depois disso, o cônjuge não parar de roncar, sempre se pode apelar para o chute na canela ou a cutilada nas costelas.