camundongo
ca.mun.don.go
substantivo masculino
(Mus musculus) pequeno roedor, da família dos Murídeos, tem pelagem macia de coloração cinzenta amarelada, cauda longa e orelhas grandes e arredondadas, geralmente associado a habitações humanas; camondongo, catita, rato-catita
ORIGEM DA PALAVRA|do quimbundo kamun'dongo
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
- A amostra de Fonseca, por exemplo, tinha poucos centímetros (o cérebro inetiro do camundongo) e os neurônios mediam cerca de 10 micrômetros.
- A foto revela os minúsculos vasos sanguíneos do cérebro de um camundongo com glioblastoma, um tipo de câncer nas células da glia, que proporcionam suporte e nutrição aos neurônios.
- Como todo camundongo, esses não sabiam se equilibrar sobre um cilindro rotatório (como uma pessoa andando sobre um tronco boiando em um rio).
- Cuidado, o texto é chato de fazer baleia bufar, bode gaguejar, camundongo chiar e cachorro rosnar.
- Em laboratório conserva-se a doença por passagem em animais sensíveis, especialmente o camundongo, ou em culturas de tecidos ou no ovo de galinha embrionado.
- Nada mau para quem, na véspera, em sua primeira noite no Brasil, dividira um quartinho no Catete com um camundongo.
- Nem é preciso ver a fonte do contágio ao vivo, ou sentir seu cheiro: ver a imagem em vídeo de outro camundongo se coçando é suficiente para disparar a imitação.
- Os pesquisadores estudaram a evolução natural do melanoma usando o camundongo e célula humana, bem como amostras de pacientes, e concluíram que a presença de uma variante específica da histona, que é uma proteína que ajuda o DNA, esteve diretamente relacionada ao crescimento do melanoma.
- Todas as noite, durmo coberto por um grande e pesado cobertor, estampado por esse camundongo que amo de paixão.
- Um camundongo trapaceiro, mas irresistível.