cigarra
forma do verbo cigarrar
3.ª pessoa do singular do presente do indicativo de cigarrar
2.ª pessoa do singular do imperativo de cigarrar

cigarra

ci.gar.ra
substantivo feminino
1.
ZOOLOGIA designação comum, extensiva a diferentes espécies de insetos homópteros, da família dos Cicadídeos, próprios de climas quentes, cujos machos produzem um ruído monótono e estridente com que procuram atrair as fêmeas na época de acasalamento
2.
brinquedo infantil que produz um som estridente, semelhante ao desses insetos
3.
figurado mulher que gosta de cantar
4.
ORNITOLOGIA (Sporophila leucoptera mexianae) designação comum de um pássaro nativo da Amazônia, de cor cinzenta e canto choroso
ORIGEM DA PALAVRA|Do latim vulgar *cicāra-, «cigarra», do latim clássico cicāda-
Exemplos complementares
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
Exemplos complementares - up
  • Com influências do surrealismo e muita dança, a história acompanha uma cigarra recém-nascida que explora diferentes formas de se comunicar.
  • Lá é normal degustar espetinhos de cigarra, cavalo-marinho, cobra e grilinhos.
  • Nada de trabalho de formiguinha, de, em tempos de bonança, perscrutar o futuro e trabalhar para que ele nos seja benfazejo, apenas a fanfarronada da cigarra, a gastança, a desfaçatez, a mentira deslavada e repetida.
  • Os insetos do título são uma referência à fábula da cigarra e da formiga.
  • Se entrevíssemos a possibilidade de carreiras estáveis e bem-remuneradas, a autoflagelação da formiga ainda poderia se vangloriar diante da completa insegurança a que a vida tresloucada da cigarra se vê submetida.
As frases de exemplo refletem o uso da palavra pesquisada e foram selecionadas automaticamente a partir de diferentes fontes online. O conteúdo das frases não é controlado nem representa a opinião do meudicionario.org ou dos seus editores.

Palavras começadas por