coerência
co.e.rên.ci.a
substantivo feminino
1.
estado ou qualidade de ser coerente
2.
nexo entre dois fatos ou duas ideias; conexão
3.
LINGUÍSTICA propriedade essencial de um texto que permite percebê-lo como um todo e que depende das relações de sentido que se estabelecem explicitamente entre as palavras e entre o texto e a situação em que é produzido
ORIGEM DA PALAVRA|do latim cohaerentĭa-
VEJA TAMBÉM
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
- Aos poucos, vamos conseguir identificar que aí começa o enovelamento de profunda coerência que distingue a ocupação.
- As palavras, assim como os fios, têm suas regras de aproximação e repulsão, regras de uso, de forma, de adequação, coesão e coerência.
- Cobrar coerência de alianças eleitorais é uma quimera.
- Comissão do Vestibular Ortografia impecável, concordância, coerência, coesão.
- Dar tranquilidade, trabalhar, treinar, o treinador ter coerência nisso, não expor em determinados momento, tirar um pouco, sentar na cadeirinha de pensar, ver o que está fazendo de errado.
- É o somatório de uma longa e transparente coerência.
- Em contrapartida, há risco de a coerência confundir-se com birra, teimosia, e isso não contribui para aperfeiçoamento.
- Em nome da coerência, você pode condenar incondicionalmente o abate de animais, como faz o Peta.
- Espero que eles possam estar observando sempre, com coerência.
- Esse monstro que criaram ao meu redor, da minha imagem, não guarda a menor coerência com a minha vida.
- Independentemente do poder que se tenha, a respeitabilidade germina fertilizada por decisões pautadas na lei, na coerência e no bom senso.
- Mas a coerência doutrinal da Igreja, por vezes conflitante com certas posturas comportamentais, tem sido um fator de defesa e elevação ética das sociedades.
- Mas esse não é o conceito utilizado pelo DIH, sendo então necessário, em nome da coerência, que seja utilizada a mesma régua.
- Mas ousaria pensar que, por coerência, se a existência do ser humano é definida na concepção, cada embrião congelado já tem sua alminha reservada.
- Pois se a Argentina surpreende com seus novos exemplos de recato e humildade (olvidemos madama free shop), o Brasil não comove exatamente pela coerência.