conversação

con.ver.sa.ção
substantivo feminino
1.
ato ou efeito de conversar, de falar com outrem; conversa; diálogo
2.
troca de mensagens entre duas ou mais pessoas
3.
na aprendizagem de uma língua estrangeira, exercício de interlocução destinado a melhorar a pronúncia e a compreensão do idioma falado
4.
familiaridade; convivência
5.
plural processo negocial levado a cabo por dirigentes ou representantes de duas ou mais entidades
ORIGEM DA PALAVRA|do latim conversatiōne-, «trato; intimidade», pelo francês conversation
Exemplos complementares
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
Exemplos complementares - up
  • A conversação se inicia de forma soprosa e termina crepitante.
  • Antes era um monólogo, agora é uma conversação, mais dissonante que consonante, e muito mais democrática do que antes.
  • Já a conversação, que tanto o senso comum como 50 milhões de pessoas esperariam, talvez estivesse mais próxima de outro conjunto de analogias: cavaquear, dar trela, quatro dedos de prosa, conciliábulo, ecloga, colação, arrazoado e trato.
  • Na tensão que antecede uma conversação com o público, fiquei ali olhando, tranquilo, a tarde caindo, me concentrando, enquanto passavam enormes ramos de camalote, erva aquática, que as artesãs usam para fazer chapéus e outros acessórios.
  • No ar desde o dia 23 de outubro, O Outro Lado do Paraíso terá novas cenas gravadas no Jalapão, área de conversação e proteção.
As frases de exemplo refletem o uso da palavra pesquisada e foram selecionadas automaticamente a partir de diferentes fontes online. O conteúdo das frases não é controlado nem representa a opinião do meudicionario.org ou dos seus editores.

Palavras começadas por