descendência
des.cen.dên.ci.a
substantivo feminino
1.
série de indivíduos que procedem de um tronco comum; filhos
2.
filiação
ORIGEM DA PALAVRA|do latim descendentĭa, particípio presente neutro plural substantivado de descendĕre, «descender; descer»
VEJA TAMBÉM
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
- A transmissão por descendência da cidadania italiana interessa os estrangeiros descendentes de cidadãos italianos emigrados em um país estrangeiro após 1861.
- Alô, brasileirada com descendência italiana!
- Encara por meio dos sermões a própria cara, a solidão, a nudez, a mudez, a invisibilidade, a descendência.
- Era a inveja a nascer, má cuscuta que vicejaria luxuriantemente na execrável descendência desse mono.
- Indígena por descendência, de origem trinidadiana, Naipaul frequentou Oxford e morou em Londres, onde passou a usar ternos elegantes e a se movimentar nos círculos sociais de elite.
- Masayoshi Son, fundador da SoftBank e o homem mais rico do Japão, tinha tudo para não se interessar por tecnologia: teve uma infância pobre, marcada por preconceitos por conta de sua descendência coreana em uma cidade pequena do interior do Japão.
- Não é um homem da aristocracia paulista, ele é um homem que vem de uma família de classe média e que tem uma descendência negra como boa parte da população brasileira.
- No caso dos dois últimos, a descendência familiar é o fator preponderante, pois existe a possibilidade da conquista da dupla cidadania.
- O homem estava sem identificação, mas à polícia foi informado que ele tinha descendência nigeriana.
- Tranqüilidade para plantar, apascentar os bichos e evitar predadores sempre foi necessária, assim como buscar água e criar descendência.