fuinha

fu.i.nha
substantivo feminino
1.
ZOOLOGIA pequeno mamífero carnívoro, de corpo flexível e esguio, focinho pontiagudo, patas curtas, pelagem branca à volta das orelhas e da boca, negra nas patas e cauda, e cinzenta escura no resto do corpo, que exala um cheiro intenso e desagradável; gardunho
substantivo masculino e feminino
1.
pessoa bisbilhoteira; mexeriqueiro
2.
pessoa excessivamente apegada ao dinheiro; pessoa muito avarenta
3.
pessoa muito magra
ORIGEM DA PALAVRA|Do francês fouine
Exemplos complementares
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
Exemplos complementares - up
  • Maior, mais complexo e mais caro dos instrumentos científicos já construídos, o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), foi temporariamente desligado nesta sexta-feira, 29, por causa de uma fuinha.
  • No noir com Jack Nicholson e Faye Dunaway, ele se reservou um papel genial, fazendo o gângster pequeno e com cara de fuinha que ataca JJ Gittes, o protagonista, e corta o nariz dele com um canivete.
  • Pepe sempre voltava no táxi de um português fuinha, pão-duro que dava gosto: "Ele deixava a gente na Vila Belmiro, não levava ninguém até em casa".
As frases de exemplo refletem o uso da palavra pesquisada e foram selecionadas automaticamente a partir de diferentes fontes online. O conteúdo das frases não é controlado nem representa a opinião do meudicionario.org ou dos seus editores.

Palavras começadas por