adjetivo feminino singular de geado
geada
ge.a.da
substantivo feminino
camada de cristais de gelo que recobre a vegetação e os objetos expostos ao ar e que se forma devido a temperaturas negativas
geada negra
geada tardia, que ocorre, por vezes, já em plena primavera, proveniente de arrefecimento brusco, com temperaturas inferiores a 0 °C, de que são vítimas as plantas jovens e os rebentos recentes de outras plantas, que secam totalmente, como sucede com as videiras, tomando em poucos dias aspecto escuro e desagradável, como se tivessem sido queimadas
ORIGEM DA PALAVRA|do latim gelāta-, particípio passado feminino de gelāre, «gelar»
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
- Além do frio intenso , alguns pontos da Serra registraram geada.
- Entre quarta e quinta, há possibilidade de geada na Serra da Mantiqueira e no extremo sul do estado, no Alto Vale do Ribeira e Alto Paranapanema.
- No alvorecer desta terça-feira, 07, as cidades serranas e fronteiriças do Rio Grande do Sul e Santa Catarinense registraram temperaturas baixíssimas, algumas com termômetros negativos e pontos de geada em certas regiões.
- O mês de agosto começou com geada e temperaturas negativas em São Joaquim, no alto da Serra Catarinense.
- O município de São Joaquim teve novo registro de geada na manhã de hoje, quando os termômetros atingiram temperaturas negativas proporcionando um belo espetáculo de geada nas baixadas.
- Os institutos também publicaram recomendações aos produtores rurais para minimizar as perdas causadas pela geada.
- Seca, geada, menor renovação dos canaviais e devolução de terras arrendadas por algumas usinas provocaram a queda de área nas lavouras paulistas.