guarda-chuva
guar.da-chu.va
substantivo masculino
objeto portátil para abrigar da chuva, formado por uma armação de varetas móveis, coberta de pano, e uma haste central que serve de cabo; chapéu de chuva
RELACIONADAS
guarda, guarda de corpo, guarda do milho, guarda-arnês, guarda-barreira, guarda-braço, guarda-cabeça, guarda-cadeiras, guarda-calhas, guarda-cama, guarda-cartucho, guarda-chaves, guarda-comidas, guarda-corpos, guarda-costas, guarda-faceira, guarda-fatos, guarda-fios, guarda-fiscal, guarda-florestal (...)
VEJA TAMBÉM
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
- A premiação tem 36 categorias – da “canção popular” (o antigo brega) à música clássica, passando pelo infantil, o erudito e o guarda-chuva “pop/rock/reggae/hip-hop/funk” – e as escolhas são feitas por 20 jurados, críticos de música e artistas.
- Às vezes, ele pensa que o guarda-chuva é um cabo de vassoura, usa um sapato diferente em cada pé e faz confusão até na hora de abotoar a camisa.
- E certamente não foi por simpatia ou amor que o chefão do Executivo resolveu tirar o estouvado disparador de patacoadas de baixo de seu guarda-chuva.
- Já me fechei num canto, já fiquei numa sala espancando uma lixeira com um guarda-chuva.
- Mas, no alicerce, impera a tese de que não existe vida cultural fora do guarda-chuva estatal ou paraestatal.
- Os eventuais excessos acentuam o gosto de cabo de guarda-chuva na segunda-feira.
- Sob sol forte, ela fez sua passagem de som de boné e com o auxílio de guarda-chuva.
- Suas armas são um farolete, um binóculo e um guarda-chuva.
- Um guarda-chuva literalmente passou voando pela janela.
- Um pôr de sol no mar cabe em um guarda-chuva aberto, por exemplo, e o modesto recurso de um retroprojetor se multiplica em efeitos de tirar o fôlego.
- Vá bem agasalhado e se possível, leve guarda-chuva.