hipérbole

hi.pér.bo.le
substantivo feminino
1.
recurso estilístico que consiste no emprego de termos exagerados, ampliando a verdadeira dimensão de uma realidade (exemplo: morrer de medo)
2.
GEOMETRIA curva cônica, seção de uma superfície cônica de revolução por um plano paralelo ao eixo (e, por isso, paralelo a duas geratrizes), que tem as duas propriedades características seguintes: é constante o valor absoluto da diferença das distâncias de cada ponto da curva a dois pontos fixos (focos da hipérbole) de seu plano; é constante o quociente das distâncias de cada ponto da curva a um ponto fixo (foco) e a uma reta fixa (diretriz) do plano da curva
ORIGEM DA PALAVRA|do grego hyperbolé, «excesso», pelo latim hyperbŏle-, «hipérbole»
Exemplos complementares
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
Exemplos complementares - up
  • Dado seu pendor para a hipérbole e o exagero, é fácil imaginar os sorrisos, os apertos de mão e a retórica grandiosa que marcarão o início e o fim das conversas.
  • Pelo método da leitura cerrada, Johnson discorre sobre o emprego e os efeitos da hipérbole na Fábula de Polifemo y Galatea e nas Soledades de Gôngora, no lirismo petrarquista de Quevedo e no poema Primero Sueño, de Sóror Juana.
  • Salta à vista que o ilustre ministro tem forte vocação para a literatura de ficção científica e alcandorado amor pela hipérbole.
  • Sua inclinação para a hipérbole em cada fotograma afoga a trama nos primeiros episódios da série.
  • Trata-se, tão somente, de uma hipérbole, voltada a enfatizar o discurso, e não a menosprezar ou discriminar?
  • Trata-se, tão-somente, de uma hipérbole, voltada a enfatizar o discurso, e não a menosprezar ou discriminar.
As frases de exemplo refletem o uso da palavra pesquisada e foram selecionadas automaticamente a partir de diferentes fontes online. O conteúdo das frases não é controlado nem representa a opinião do meudicionario.org ou dos seus editores.

Palavras começadas por