indução

in.du.ção
substantivo feminino
1.
ato ou efeito de induzir, de estimular ou de levar a
2.
sugestão; persuasão
3.
forma de raciocínio em que se procura, a partir da verificação de alguns casos particulares, formular uma lei que explique todos os casos da mesma espécie
4.
inferência
5.
MEDICINA (obstetrícia) uso de medicamentos cujo objetivo é desencadear o trabalho de parto
ELETRICIDADE indução eletromagnética
estabelecimento de uma força eletromotriz em um circuito, e, se o circuito é fechado, de uma corrente, causada por uma variação do fluxo de um campo magnético através do circuito
ELETRICIDADE indução eletrostática
influência eletrostática, criação de um estado de eletrização em um corpo, inicialmente no estado neutro, pela aproximação de outro corpo com carga elétrica
ORIGEM DA PALAVRA|do latim inductiōne-, «indução»
Exemplos complementares
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
Exemplos complementares - up
  • Caso seja comprovado que o menino foi induzido a participar de um desafio, o autor pode ser responsabilizado por indução ao suicídio.
  • De acordo com ele, "é clara a completa ausência de fonte ou referência idônea a fundamentar tais informações, visando à indução errônea do leitor".
  • Ele seria o contrário do usual princípio da indução, em que a regularidade do resultado permite inferir que existe uma regra.
  • Os abortos eram feitos por meio quatro métodos, dependendo do tempo de gestação: indução, curetagem, sucção ou com o uso de medicamentos abortivos como o Cytotec, cujo comércio é proibido no País.
  • Também se avalia aglutinar ferramentas para a indução de qualidade, como redução de desigualdades educacionais.
As frases de exemplo refletem o uso da palavra pesquisada e foram selecionadas automaticamente a partir de diferentes fontes online. O conteúdo das frases não é controlado nem representa a opinião do meudicionario.org ou dos seus editores.

Palavras começadas por