intencional
in.ten.ci.o.nal
adjetivo masculino e feminino
1.
referente à intenção
2.
feito de propósito; intencionado; deliberado
ORIGEM DA PALAVRA|do latim intentiōne-, «vontade» +-al
VEJA TAMBÉM
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
- A busca intencional de um determinado juiz plantonista viola a instituição do juiz natural.
- A substância encontrada no teste é proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês), mas o brasileiro escapou de levar uma suspensão maior após alegar que ingeriu de forma não intencional um multivitamínico com contaminação cruzada.
- Além do motivo torpe, diz a denúncia, o homicídio teria sido cometido com o 'emprego de tortura, consistente na inflição intencional de sofrimentos físicos e mentais agudos contra a vítima, com o fim de intimidá-lo e dele obter informações'.
- Andou, andou e, fosse intencional ou não, com a ajuda de seu amigo tamanduá, acabou matando uma onça.
- Assim, se o ideal da biparentalidade nem sempre é alcançável na procriação natural, que seja buscado na reprodução artificial seguindo o princípio da não maleficência, ou seja aquele que se fundamenta na obrigação de não acarretar dano intencional.
- Civismo e desempenho institucional permanecem correlacionados, mas existem hoje outros indicadores a serem observados para parametrizar a qualidade das instituições e da democracia, como os indicadores de violência intencional.
- Ele está buscando reparação de danos não especificados por violação intencional das leis de privacidade do Estado norte-americano da Califórnia e intromissão nos assuntos pessoais dos usuários.
- Entendemos que isso não ficou claro, e qualquer outro significado não foi intencional.
- Este curso visa instrumentalizar estudantes e pesquisadores para o reconhecimento e prevenção da ocorrência de plágio intencional e acidental em relatórios de pesquisa, ao mesmo tempo em que capacita para o desenvolvimento da escrita científica e a criação de objetos de aprendizagem virtual.
- O de Bagdá foi intencional: uma explosão do ódio armazenado por muitos anos contra Saddam Hussein.