marxismo
mar.xis.mo
substantivo masculino
1.
POLÍTICA, ECONOMIA, FILOSOFIA conjunto das teorias políticas, econômicas e filosóficas desenvolvidas por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), que, reinterpretando o idealismo dialético de Hegel sob um prisma materialista, e com base no pensamento econômico inglês do início do século XIX e na tradição socialista francesa, propõem a superação da economia capitalista, com vista à instauração de uma sociedade sem classes
2.
cada um dos movimentos políticos desenvolvidos a partir do pensamento de Marx e Engels
ORIGEM DA PALAVRA|do antropônimo K. Marx (economista alemão) +-ismo
RELACIONADAS
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
- Ao contrário do marxismo, não implica renegar a própria personalidade.
- Convertido ao marxismo duran te o exílio, é visto por Moscou co mo a liderança para liderar um le vante comunista.
- É de esquerda e critica o chavismo, trotskismo, maoismo e o marxismo.
- Esta notável deformação decorre tanto de um leitura superficial do manual de marxismo conciso, misturado com a manipulação às avessas do darwnismo social.
- Fiz uma poesia sobre a relação entre o cristianismo e o marxismo e passei.
- Mas o pior virá agora, pois seu legado decadente será a violência contra a sociedade, porque o PT, Lulla, Dillma e seu acólitos, sócios neste marxismo tosco e tipicamente subequatorial, enquanto não matarem a democracia não sossegarão!
- Místicos ambos, criaram e viabilizaram um marxismo tomista e departamentalizado, anti-marxiano, ideologicamente útil às aventuras de classe média que se quer libertadora.
- No plano do desenvolvimento do marxismo, o filósofo sustentou que a nota dominante do regime stalinista foi a dogmatização.
- O direito inspirado no calvinismo ou no marxismo pode dar carta branca para pessoas incriminarem terceiros em gravações clandestinas.
- O marxismo e o germanismo são antitéticos.
- O marxismo gramsciano lhe serve para tematizar a questão da hegemonia, da orientação intelectual e moral, espinho sempre espetado na garganta de nossas esquerdas, e para pensar em chave teórica sofisticada os dilemas da modernização nacional.
- O marxismo ortodoxo é, como se sabe, bastante economicista (e o próprio Marx gostava bastante de economia).
- Os soviéticos toleraram as obras dele, não obstante sua rejeição do marxismo e da revolução como meio de transformação social.
- Teria Perry Anderson abjurado suas convicções anteriores e aderido ao programa do marxismo ocidental?
- Um marxismo representado pelo sovietismo e sua parcela mais burocrática.
- Você consegue imaginar o marxismo sem o dogma da mais-valia, da infraestrutura econômica?