negligência
ne.gli.gên.ci.a
substantivo feminino
1.
desleixo; falta de cuidado; descuido
2.
desprezo; desdém
3.
preguiça; indolência
4.
ação ou dito de pessoa desleixada ou desinteressada
5.
DIREITO ato de omitir ou esquecer algo que devia ter sido feito de maneira a evitar um fato que produz lesão ou dano
ORIGEM DA PALAVRA|do latim neglegentĭa-
VEJA TAMBÉM
apreço, atividade, consideração, cuidado, desalinho, desamor, desapreço, desconsideração, descuido, desdém, deselegância, desleixo, desmazelo, desprezo, dever, dinamismo, displicência, elegância, esmero, estima (...)
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
- A negligência da direção da UFRJ e também dos membros do Ministério da Cultura assombra a população, que testemunha a perda irreparável de um patrimônio incalculável.
- Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
- Durante essa fase, situações repetidas de estresse como violência física e verbal ou negligência, geram consequências que podem se tornar irreversíveis para o desenvolvimento do indivíduo.
- É mesmo inexplicável o descaso, a insensibilidade do mundo adulto, quando o assunto é negligência e violência contra crianças.
- O 'ministro' deu uma de suas declarações de que está devastado e o Drácula ressurgiu de seu sono eterno para lamentar a perda irreparável, como se ambos não tivessem nada a ver com isso e fossem vítimas da negligência do povo brasileiro.
- Segundo ele, agentes penitenciários têm agido com negligência na execução de suas funções.
- Seu depoimento é muito importante, porque permite determinar a intencionalidade dos fatos e descartar a hipótese de negligência.
- Um dos fatores para o atraso na descoberta, explica Chulam, é a negligência dos sintomas.