negligente
ne.gli.gen.te
adjetivo masculino e feminino
1.
que não tem os devidos cuidados com algo; descuidado; desleixado
2.
desatento; desinteressado
3.
sem energia; preguiçoso; frouxo
ORIGEM DA PALAVRA|do latim neglegente-, particípio presente de neglegĕre, «negligenciar, não fazer caso de»
VEJA TAMBÉM
absorto, abstrato, alheado, arranjado, atento, ativo, aéreo, concentrado, cuidado, desalinhado, desaprimorado, desatento, descuidado, desleixado, desmazelado, dinâmico, distraído, energia, enérgico, frouxo (...)
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
- A mãe de uma criança guatemalteca que morreu em maio está alegando que a menina, que faria 2 anos este mês, ficou doente e teve atendimento médico negligente enquanto as duas estavam detidas com centenas de outras famílias em detenções de imigrantes no Texas.
- Apesar das ressalvas, a avaliação final da ITF é a de que Bellucci não pode ser considerado culpado ou negligente nesse caso.
- Já o proprietário foi apontado como negligente pelo fato de a embarcação não cumprir os critérios de estabilidade exigidos por lei.
- Na dúvida, eu é que não podia ser negligente com o futuro.
- O rico Estado de São Paulo não é aliás um exator negligente.
- Os restantes não são sequer escrutinados, não sabemos se foram de origem criminosa, ou negligente, ou o que quer que seja.
- Panfletos baratos com tiragens de 20 mil, 30 mil cópias divulgaram a lenda dos brioches e retrataram a rainha como uma mãe negligente, mesquinha, depravada.
- Tratamento dispensado por funcionários da instituição foi indelicado e negligente.