obra-prima
o.bra-pri.ma
substantivo feminino
1.
obra primorosa, das mais importantes de seu gênero
2.
o melhor trabalho de um escritor ou de um artista
3.
trabalho executado pelo companheiro ou operário, na Idade Média, para subir à categoria de mestre
ORIGEM DA PALAVRA|de obra+prima [= primeira]
RELACIONADAS
VEJA TAMBÉM
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
- A indústria esquecida deixou uma obra-prima, Moby Dick, de Herman Melville, recheada de personagens notáveis e conturbadas, em meio a passagens surpreendentes.
- A mesma acredita que a tela de 57,5 por 44 centímetros tenha sido pintada na juventude pelo artista sevilhano (1599-1660), conhecido pela obra-prima Las Meninas , exposta no Museu do Prado de Madri.
- A obra-prima doente do mestre Hitchcock, segundo a definição de François Truffaut, é um filme imorredouro.
- Compreende-se a posição do escritor: ele vivia disso (seu salário no Ministério era pequeno) e nem sempre estava adrede a produzir uma obra-prima.
- Engana-se quem imagina que, na obra-prima Sor Juana Inés de la Cruz ou As Armadilhas a Fé , Octavio Paz conte apenas a história de uma freira bonita, intelectualmente brilhante, perseguidora tenaz do imperecível.
- Já o edifício Prudência, obra-prima da dupla Rino Levi e Burle Marx, deve ganhar um restauro valorizador.
- Na adaptação da obra-prima de Proust, Em Busca do Tempo Perdido, a memória não tem o olor das madeleines, mas dos miasmas de uma República apodrecida, convenientemente distante do Brasil real, que não a suporta mais.
- Na década de 1960, rasparam então o reboco das paredes, apagando para sempre o que seria a obra-prima da fase sacra de Volpi.
- Pedro dos Clérigos, de 1730, cujo interior seria a obra-prima de Mestre Valentim como entalhador.
- Que graça de filme ela faz, uma década depois da obra-prima Fatal (2008), explorando, de novo, a faísca romântica intergeracional.
- Sarcasmo e melancolia tingem cada linha dessa obra-prima, verdadeira bomba-relógio cujo engenhoso clímax deixa qualquer leitor estatelado na poltrona.
- Sócrates, que 'Gelo no Joelho' é divertida, que 'Canção' é uma obra-prima, um esporro criativo, que o 'Retorno do Cangaço' é foda, que 'Fazendo pra Aprender' e 'Predicado' são comoventemente líricas.
- Toque final na obra-prima, uma prótese dentária que tornava a mandíbula proeminente e arrebitava o nariz.
- Um bilhete de agradecimento ressoa com o mesmo fragor que uma obra-prima da literatura.