ordenamento
or.de.na.men.to
substantivo masculino
ato ou efeito de ordenar ou pôr em ordem, ordenação
ordenamento do território
processo integrado de organização do espaço biofísico, tendo como objetivo o uso e a transformação do território, de acordo com as suas capacidades e vocações e a permanência dos valores de equilíbrio biológico e de estabilidade geológica, em uma perspectiva de aumento de sua capacidade de vida
ORIGEM DA PALAVRA|de ordenar+-mento
VEJA TAMBÉM
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
- As leis do Uruguai são muito semelhantes às nossas e a monogamia também constitui princípio basilar no ordenamento familiar uruguaio.
- E com sua morte chegou ao fim também o ordenamento regional inventado em Brasília desde os primeiros anos da Nova República.
- Ele vem junto com a nostalgia de um ordenamento estamental de sociedade, inscrito sobretudo no desrespeito à soberania popular.
- Essa incerteza vem minando um dos valores de um ordenamento democrático, que é a segurança das expectativas, descortinadora da calculabilidade das consequências das nossas próprias ações.
- O acórdão questionado afirmou, ainda, que tal situação, além de violar o princípio da intangibilidade da coisa julgada, afronta também o princípio da segurança jurídica, que se sobrepõe aos demais e para o qual todo o ordenamento jurídico deve convergir.
- Recentemente, mais uma novidade foi implementada em nosso ordenamento jurídico para facilitar a vida dos cidadãos e desafogar o Judiciário: o reconhecimento da usucapião perante o cartório de registro de imóveis.
- Seria uma forma louvável de autolimpeza, que não feriria o ordenamento jurídico e aumentaria a confiança dos brasileiros em sua democracia.
- Some-se a isso, o surgimento de novos valores que também necessitam de salvaguarda para manutenção da própria higidez do ordenamento jurídico brasileiro.