panegírico

pa.ne.gí.ri.co
adjetivo
elogioso; laudatório; encomiástico
substantivo masculino
1.
discurso laudatório
2.
elogio
3.
LITERATURA composição em prosa ou em verso em que se louvam e celebram virtudes de determinadas personalidades, ações etc.
ORIGEM DA PALAVRA|do grego panegyrikós [lógos], «discurso próprio das assembleias gerais», pelo latim panegyrĭcu-, «apologético»
Exemplos complementares
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
Exemplos complementares - up
  • A bem dizer, estou fazendo 50 anos de 'Estadão', pois na edição de 17 de setembro de 1966 de seu 'Suplemento Literário' publiquei um massudo panegírico do "Novo Cinema Italiano".
  • A ode é um panegírico à imperatriz Ana Ioânovna que celebra a tomada da fortaleza de Khotin dos turcos em uma das muitas altercações que o império russo teve com o otomano durante o século XVIII.
  • Conhecida por sua natureza centralizadora e vaidosa, a ex-presidente sempre se regozijou do panegírico.
  • Edward Gibbon, o grande historiador inglês, começa seu Declínio e Queda com um retrato, em tom panegírico, do Império Romano no período de Augustus.
As frases de exemplo refletem o uso da palavra pesquisada e foram selecionadas automaticamente a partir de diferentes fontes online. O conteúdo das frases não é controlado nem representa a opinião do meudicionario.org ou dos seus editores.

Palavras começadas por