ressarcir

res.sar.cir
verbo transitivo
1.
reparar dano ou prejuízo feito a outrem; indenizar; compensar
2.
dar uma satisfação a
3.
devolver; restituir
verbo pronominal
1.
refazer-se
2.
restaurar-se
3.
compensar-se
ORIGEM DA PALAVRA|Do latim resarcīre, «remendar»
Exemplos complementares
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
Exemplos complementares - up
  • A mulher afirmou que a equipe da empresa se recusou a dedetizar o apartamento e a ressarcir os valores.
  • Assinou acordo de leniência com o Ministério Público Federal, o MP-SP, a AGU e a CGU, entre outros órgãos brasileiros e internacionais, por meio dos quais se compromete a cooperar com as investigações e ressarcir os danos.
  • Caso o Estado seja excluído do RRF, que veda terminantemente a concessão de aumentos a servidores públicos, entre outras imposições, poderá ser obrigado a ressarcir à União cerca de R$ 18,8 bilhões, segundo cálculos do Tesouro Nacional.
  • Federal, o MP-SP, a AGU e a CGU, entre outros órgãos brasileiros e internacionais, por meio dos quais se compromete a cooperar com as investigações e ressarcir os danos.
  • O comunicado também destaca a vontade do arcebispado de ressarcir quatro homens que apresentaram denúncia contra o sacerdote.
  • Resultando o dever de ressarcir ao Erário de uma obrigação extracontratual, a fluência dos juros moratórios se principiará no momento da ocorrência do dano resultante do ato de improbidade, de acordo com a regra do art.
As frases de exemplo refletem o uso da palavra pesquisada e foram selecionadas automaticamente a partir de diferentes fontes online. O conteúdo das frases não é controlado nem representa a opinião do meudicionario.org ou dos seus editores.

Palavras começadas por