tucupi
tu.cu.pi
substantivo masculino
CULINÁRIA molho feito com manipueira e pimenta, usado em diversos pratos da cozinha do norte do Brasil
ORIGEM DA PALAVRA|do tupi tiku'pir
Exemplos tirados da internet, não verificados pela equipe editorial
- A coxa e a sobrecoxa de pato são marinados por dois dias, com jambu e chicória do Pará, alfavaca e tucupi.
- A história se fechava então no terceiro e último prato da noite, criação recente de Thomas: um salmonete com pirão de tucupi.
- A paraense, tucupi e jambu.
- A troca envolveu 20% dos pratos do Maní, mas tirou de cartaz justamente os pratos mais célebres e premiados da casa – outros ícones como o nhoque de mandioquinha em dashi de tucupi e o talharim de pupunha (com novo molho) permanecem.
- Adriano Fagundes Cozido de formigas no tucupi De uma terra encharcada pelas chuvas ele tira jambu, chicória, urucum, alfavaca.
- Entre elas, o magret de pato com berinjela laqueada com tucupi e o peixe marinado acompanhado de consomê de lagostim.
- Estão lá a goma calórica do tacacá, a acidez e estranheza do tucupi, delicioso como molho para o filhote grelhado e o arroz de jambu.
- Fica crocante e pode ser fisgado com a mão e besuntado em uma maionese de tucupi, o líquido fermentado extraído da mandioca-brava.
- Fora da Amazônia, o tucupi é tratado como uma iguaria exótica e extravagante.
- Há bochecha de porco preto, alhada de camarão e uma versão muito particular de tucupi, servida com garoupa e amêijoas.
- Lombo com tutu, moqueca capixaba, barreado, pato no tucupi.
- Na foto, o nhoca, uma combinação delicada de nhoque de mandioca com tucupi, cogumelos, quiabo e queijo de cabra (R$ 48,90).
- Na simpática e colorida lanchonete do chef Jefferson Rueda, o ‘Hot Pork’ (R$ 15) vem com salsicha de porco caipira, pão de batata, picles de cebola roxa, maionese de limão, ketchup de tomate com maçã, mostarda fermentada com tucupi e salsicha crespa.
- Nascida em Belém do Pará, suas memórias gastronômicas vem de sua avó produzindo o próprio tucupi, entre outros ingredientes locais.
- No primeiro e recém-lançado menu degustação, Milani apresenta sua cozinha com ingredientes garimpados em outras terras, caso do cítrico japonês yuzu e dos queijos brasileiros e do tucupi.
- O tradicionalíssimo pato no tucupi amazônico vem com arroz na versão magret mal passado, outra audácia da cozinha.
- O tucupi é feito a partir do sumo da mandioca brava ou amarga, que tem altos níveis de glicosídeos precursores de ácido cianídrico, tóxico para homens e animais.
- Para comer, bao de açaí com peixe empanado na farinha d’água, bruschettas de beiju com queijo do Marajó, guioza de carne com jambu, tucupi e melaço, pork buns de tapioca.
- Reserve Ferva o tucupi temperado com sal, um pouco de alho, pimenta e azeite Deixe o caldo reduzir e espessar.
- Tordesilhas A casa serve pratos que fazem brilhar a comida brasileira, como o tacacá e do pato no tucupi.
- Tradicionalmente, o tucupi, um caldo amarelo, aromático e ácido, de origem indígena, é feito a partir do sumo da mandioca brava ou amarga, que tem altos níveis de glicosídeos precursores de ácido cianídrico, tóxico para homens e animais.
- Um italiano nhoque se chama nhoca, porque é feito com mandioca (e servido com queijo de cabra e o amazônico tucupi).